Na faculdade aprendi que os meios de comunicação de massa alienam a população. Elas diferente do que deviam, eram extremamente parciais e que omitiam informações caso a notícia em questão pudesse prejudicar sua relação comercial. Sempre aprendi que os meios de comunicação eram ativos e nós meros passivos, que consumimos a notícia já mastigada. Que não pensávamos sobre o que estamos ouvindo, vendo, lendo.

Estou vendo uma discussão muito acirrada sobre se os jornais vão ou não sobreviver. Estamos todos ansiosos para descobrir o que acontecerá, quais vão sobreviver? Como vão sobreviver? Inúmeras teorias estão sendo elaboradas, mas todas param no mesmo ponto. Ninguém sabe o que vai acontecer .

Culpam obviamente, a internet pela queda vertiginosa do consumo de jornal. A internet é rápida, fácil, tem muito mais conteúdo, não suja a mão e de certa forma é de graça.
Mas eu acho, agora juntando tudo o que falei, que eu sinceramente acho que o jornal vai acabar, porque primeiro meus professores estavam errados. Os consumidores de mídia não são passivos, são bem ativos e gostam de participar, e a internet permite isso. Eu posso opinar sobre o que o jornalista Noblat escreveu. Eu não preciso passar e-mail, carta, ligar, eu posso colocar um comentário na matéria. Simples e fácil assim.
O jornal não permite a interação imediata, não permite que eu possa escrever o que eu quiser, não permite que várias pessoas, não funcionárias do jornal, escrevam, não tem interatividade. A internet sim. Logo se leio algo bombástico na internet, rapidamente posso ler a opinião de pessoas distintas sobre aquilo, twittar, ler alguns blogs de algumas pessoas conhecidas e rapidamente posso formular uma opinião.
E algo que a internet nunca vai perder do jornal. A minha opinião fica pronta antes do jornal ser impresso.
O que mais me preocupa, não é qual meio vai se sobressair, e sim o jornalismo em si. Aquele profissional formado para isso. Eu espero que Jornalismo sério, investigativo, não acabe, isso porque esse jornalismo custa caro, seja ele vindo pela internet ou ele pelo jornal, revista.

Thais

Nenhum comentário:

Postar um comentário